O site de emprego dos sonhos

É facinho de fazer. Eu juro.

Iara Costa
4 min readFeb 17, 2022

A ideia

Por que tive essa ideia? Porque eu estou passando por isso, muitos colegas estão e muita gente desconhecida no LinkedIn estão. Peço gentilmente para que os colegas que estão nesta situação pontuem o que mudaria e o porquê. Agradeço :)

Estou acompanhando o meu pai no hospital — tá tudo bem já, obrigada — com uma internet xoxa e capenga, porém resolvi nesse meio tempo ocupar a cabeça com esse mini projeto, entre desconexões e conexões, plugins que não abrem e cheiro de álcool em gel.

E a pesquisa?

Não fiz. Vai ser em tempo real depois de postado. Quero ver como as pessoas — as reais pessoas — que estão procurando vagas de empregos se sentiriam ao se deparar com este site.

Comentei algo num grupo do Facebook e obtive respostas que resumem muito bem o sentimento de quem se candidata nestas mais diversas plataformas disponíveis atualmente:

'Qual a melhor forma de se candidatar para uma vaga?’

Hoje em dia

Basta olhar um pouquinho no LinkedIn para vermos a insatisfação das pessoas que estão disponíveis para o mercado em relação aos sites de empregos.

Entoamos aleluia quando é um processo que pede basicamente seu CV, seu LinkedIn, seu portfólio ou até mesmo um vídeo de apresentação, desde que não sejam aqueles sites que preenchem — tudo bagunçado — o formulário de acordo com o CV que você envia.

É realmente desanimador ter que preencher um por um: quando você começou a faculdade e quando terminou, além de todos os outros cursos. E as experiências que temos? São claramente mal preenchidas através do CV, nos obrigando a fazer um por um. A cada vaga. Toda vez. Todas essas coisas podem muito bem ser resolvidas exigindo apenas os documentos e links certos (currículo já feito e página do LinkedIn, por exemplo).

Quanto às respostas automáticas, é realmente desanimador. Seria melhor não responderem do que responderem coisas tão automáticas, fazendo você se sentir só mais um número. A grande maioria das pessoas — eu diria que mais de 90% — estão completamente insatisfeitas e desanimadas com isso. Não tem tempo de dar um feedback? A ideia é que nesta página o candidato consiga ver a evolução de suas candidaturas na página ‘vagas que já me candidatei’.

Experiência fresquinha

E uma das minhas experiências ontem? Achei uma vaga que me interessava no LinkedIn e fui redirecionada para um site que pedia 25 centavos para aplicar para a vaga. Você coloca créditos (mínimo de 20 reais) e vai se candidatando. Não sei nem o que pensar. Será que a empresa que anunciou lá sabe disso?

As personas envolvidas

Mapa de Jornada

O Site

Pensando nisso eu fiz um site beeeeeem básico com o que eu entendo que deveria ser um site de empregos. Aceito sugestões e apontamentos de profissionais de RH caso ele não faça sentido (e o porquê). De empresas também, se for o caso. Essa vai ser a minha real pesquisa. E novamente agradeço :)

Quer ver o mini mini super mini style guide? Aqui:

Protótipo:

*A ilustração e as fotos usadas neste artigo foram pegas no Freepik.

--

--

Iara Costa
Iara Costa

Written by Iara Costa

Conhecendo - e amando - o mundo da experiência do usuário.

No responses yet